UNIDADE 4 COMPLETA - CURRÍCULO,PROJETOS E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA PARA EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CIDADANIA – DEDIC
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO – CTAE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MARABÁ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO A APRENDENDO COM AS TIC

 UNIDADE 4 - CURRÍCULO,PROJETOS E TECNOLOGIA

Objetivos da unidade:

 Contextualizar o tema de que trata a Unidade 4: Currículo, projetos e tecnologias, a partir das contribuições das tecnologias, em especial, da tecnologia digital ao desenvolvimento de projetos.
 Identificar o currículo construído por meio do desenvolvimento de projetos de trabalho com o uso de tecnologias.
Objetivos de aprendizagem:
 Reconhecer as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo.
 Integrar os recursos tecnológicos no desenvolvimento de atividades curriculares.
 Identificar as implicações pedagógicas envolvidas no desenvolvimento do currículo com a integração de tecnologias.
 Reconhecer as diferentes concepções de currículo, enfatizando o conceito de currículo como construção social que se desenvolve por meio de ações e integra conhecimentos sistematizados com conhecimentos que emergem no cotidiano e na sociedade global.
 Produzir relatos e textos opinativos sobre as experiências didáticas de integração de tecnologias ao currículo, desenvolvidas com o uso de argumentação fundamentada na própria prática e em referências teóricas sobre o tema.
 Propiciar em sala de aula o desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos.

 INTRODUÇÃO AO TEMA - CONTEXTUALIZAÇÃO

A experiência tem mostrado que as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias.Complicado? Não, se compreendermos que também nós, educadores, estamos aqui aprendendo por meio da integração de tecnologias ao currículo deste curso. Desejamos que esta unidade seja encarada como uma aventura de exploração de novos mares e que vocês possam mergulhar fundo em novas aprendizagens e possam enriquecer as áreas de conhecimento em que atuam com novas propostas de trabalho, fazendo das tecnologias suas parceiras no processo de inovação curricular. Vamos em frente, caminhando de mãos dadas nessa aventura!

Mãos dadas
Carlos Drummond de Andrade
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou presoà vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

 ATIVIDADE 1 : (sem postagem) Essa atividade tem o objetivo de provocar reflexões sobre a possibilidade de mudanças no trabalho pedagógico; discutir sobre possibilidades de contribuições das Tecnologias integradas à prática pedagógica; discutir sobre experiências em trabalho com projeto em sala de aula . Esta atividade é sem postagem, será executada oralmente no encontro presencial.

• Dinâmica: divisão da turma em 3 grupos para a reflexão dos questionamentos:

GRUPO A – Pensando sobre as possíveis mudanças - Ler a entrevista de Pedro Demo sobre o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”. P. 133 a 135 – Guia do cursista. Discussão das seguintes questões:

1- Será que, usando computadores e internet nas atividades escolares, faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
2- O que mudará na aprendizagem do aluno? Que novos aspectos vão requerer maior atenção da nossa parte?

GRUPO B - Possibilidades de Contribuições das Tecnologias – Ler oTexto" Por quê o computador na educação? de José Armando Valente - p. 137 a 150 – Guia do cursista

1 - Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
2- Quais características das tecnologias da informação e comunicação que, no seu entender, podem trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica?

GRUPO C - Projeto em sala de aula - Ler o artigo “Projeto pedagógico: pano de fundo para escolha de um software educacional”, consta no livro “O computador na sociedade do conhecimento”, organizado por José Armando Valente (VALENTE, 1999). P. 151 a 163
1) Como a escola trabalha com projeto? E o professor? E o aluno? Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos durante a execução do projeto?
2) Você já vivenciou uma experiência e/ou conhece trabalho com projetos em sala de aula? Como os conteúdos trabalhados se integram (ou se integraram) ao currículo das disciplinas envolvidas? Há (houve) contribuições das tecnologias e mídias no desenvolvimento da atividade?




Um pouco da história

O uso de tecnologias na escola pública brasileira foi iniciado timidamente com projetos pilotos em escolas no final dos anos oitenta do século XX. Nesses projetos,algumas experiências ocorriam com o uso do computador em atividades disciplinares e muitas outras eram extracurriculares e ocorriam em horários diferentes daqueles em que os alunos freqüentavam a escola. Nas duas situações era possível observar que as práticas apresentavam-se com base em uma das seguintes abordagens: instrucionista (O computador pode ser usado na educação como máquina de ensinar ou como máquina para ser ensinada. Na visão instrucionista, o uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Alguém implementa no computador uma série de informações e essas informações são passadas ao aluno na forma de um tutorial e de exercício-e-prática) ou construcionista (Na visão construcionista, o aluno constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento ). No construcionismo, a construção do conhecimento acontece na realização de uma ação concreta que produz um produto palpável (um artigo, um projeto, um objeto) de interesse pessoal de quem produz (Valente, 1999, p.141) ). Contudo, cabe ao professor orientar o aluno para que ele possa ter acesso a informações em diferentes fontes (livros didáticos e páradidáticos, revistas, jornais, Internet, filmes, programas de rádio, especialistas...), atribuir-lhes significado e construir conhecimento. Através do diálogo o professor pode entender o mundo do aluno, identificar os conhecimentos que ele traz do cotidiano, orientá-lo para que possa reconstruir significados e formalizar o conhecimento científico.É papel da escola trabalhar com o conhecimento científico, mas isso não significa empurrar para o aluno o conhecimento abstrato e sim realizar um trabalho pedagógico a partir do conhecimento que o aluno demonstra possuir para que ele possa se desenvolver e atingir o novo patamar do conhecimento científico sistematizado.)concreta não se desenvolve exclusivamente em uma dessas abordagens. Valente (1999) comenta que a prática oscila entre esses dois eixos, mas há sempre um eixo predominante, o qual se relaciona com as concepções do educador sobre conhecimento, ensino, aprendizagem e currículo. Conforme estudamos na Unidade 1, o uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação que fazem parte da cultura. Mas deixemos para trabalhar com a concepção de currículo a partir de práticas que vivenciaremos ao longo desta unidade. Por ora, vamos compreender as abordagens construcionista e instrucionista e situar o trabalho com projetos no bojo dessas concepções.

O construcionismo e o trabalho por projeto

Uma forma de favorecer o aprendizado do aluno na abordagem construcionista usando os recursos tecnológicos é por meio da pedagogia de projeto.
“A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto” (Prado, 2005).

Na situação de aprendizagem com projeto o que o aluno pode vivenciar?

Essa situação de aprendizagem (A aprendizagem não se restringe à acumulação de conteúdos ou a doses de informações isoladas, e sim é um processo que ocorre de modo diferente em cada pessoa, mas essa pessoa está inserida em um contexto sócio-histórico. Logo, a aprendizagem ocorre nas interações que se estabelecem em um meio social, com as pessoas e com os instrumentos desse meio, percorrendo múltiplos caminhos e utilizando distintas linguagens de expressão. Assim, as metodologias tradicionais que se alinham com a abordagem instrucionista centrada na transmissão de informações ao aluno, por meio do livro texto, da exposição do professor ou de um software do tipo tutorial, impõem ou depositam as informações sobre o aluno, que tem poucas chances de apreender tais informações. Se ao invés disso, as informações forem buscadas pelo aluno ou mesmo fornecidas a ele no decorrer de experiências ou a partir de vivências anteriores, será mais fácil de o aluno estabelecer relações entre essas situações e as informações atribuindo-lhes significados por meio de um processo de aprendizagem significativa. Envolve selecionar e articular informações, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias,aprender colaborativamente com seus pares, fazer indagações, levantar dúvidas, estabelecer relações com o cotidiano, com aquilo que já sabe, descobrir idéias e novas compreensões.

Conceito de projeto

A idéia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz
a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. Projeto é uma construção própria do ser humano que se concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades cuja realização produz um movimento no sentido de buscar no futuro uma nova situação que responda às suas indagações ou caminhe no sentido de melhor compreendê-las.

Reflita:

O trabalho por projeto potencializa a articulação entre os saberes das diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios tecnológicos ou não. Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimentos. Para isto, cabe ao professor adotar uma postura de observação e de análise sobre as necessidades conceituais que emergem no desenvolvimento de um projeto e desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitam o aprendizado do aluno tanto no sentido da abrangência como no sentido do aprofundamento (Freire e Prado, 1999). O sentido da abrangência é representado pelo trabalho por projeto, no qual as diversas áreas curriculares e as tecnologias se articulam e o sentido do aprofundamento se refere às particularidades de uma área/disciplina. Ambos os sentidos – abrangência e aprofundamento – devem estar inter-relacionadas e em constante movimento, com vistas a propiciar a compreensão da atividade pelo aluno e a possibilidade de desenvolver outros níveis de relações.

O projeto na escola

Ao desenvolver projetos em sala de aula, explicita-se a necessidade de criar uma nova cultura educacional. A utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de redes de conhecimento e comunicação, bem como o desenvolvimento de projetos voltados para compreensão e resolução de problemas da realidade. O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento de projetos favorece uma nova visão educacional ao:
 Considerar a escola como um espaço privilegiado de interação social, integrada a
outros espaços de produção do conhecimento;
 promover a colaboração e o diálogo entre alunos, professores, gestores e comunidade;
 construir pontes entre conhecimentos, valores, crenças, usos e costume;
 desenvolver ações em prol da transformação individual e social;
 identificar o currículo construído na ação, por meio da análise dos registros digitais.


“ A elaboração do projeto feita em parceria entre alunos e professores deve ser entendida como uma organização aberta, que articula informações conhecidas, baseadas em experiências do passado e do presente, com antecipações de outros aspectos que surgirão durante a execução. Essas antecipações representam algumas certezas e dúvidas sobre conceitos e estratégias envolvidos no projeto. No momento em que o projeto é colocado em ação, evidenciam-se questões, por meio do feedback, comparações, reflexões e de novas relações que fazem emergir das certezas, novas dúvidas e das dúvidas algumas certezas” (Prado, 2005).

São as certezas provisórias e as dúvidas temporárias no sentido argumentado pelaProfessora Lea Fagundes (Fagundes et al,1999).

Projeto e as integrações - O trabalho por projeto potencializa a integração de:
 diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade;
 várias mídias e recursos (livros, TV, rádio, computador, filmadora ...)
 No trabalho com projeto, desenvolvido na perspectiva integradora, o aluno pode expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.

Projeto e a interdisciplinaridade

“... o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo, que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção” (Almeida, 2002, p. 58). Isto significa que o projeto também pode ser feito a partir de um conteúdo disciplinar o importante é que o seu desenvolvimento não se feche em si mesmo.
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Interdisciplinaridade

A A interdisciplinaridade se caracteriza como uma categoria de ação. A integração entre disciplinas se faz na prática, no desenvolvimento do currículo que trata o conhecimento em sua globalidade. Essa atitude diante do conhecimento não elimina as disciplinas (A divisão entre as disciplinas não é estática e ocorre à medida que se aprofundam os conhecimentos de determinada área, cuja compreensão exige estudos especializados. Essa especialização tornou-se tão intensa que os vínculos entre as disciplinas se perderam e cada uma delas passou a ser ministrada isoladamente na ótica de um corpo teórico que perdeu a ligação com a prática e de uma estrutura de sistema de ensino que se apóia num quadro de professores e de horários pré-estabelecidos para cada disciplina ) como um corpo organizado de conhecimentos, mas estes podem se integrar a conhecimentos de outras disciplinas no estudo de determinado fenômeno ou no desenvolvimento de um projeto. O uso de tecnologias permite retomar a visão de conhecimento em sua unicidade por meio do estabelecimento de ligações em redes que integram idéias, conceitos, experiências, padrões de distintas áreas e disciplinas, reconfirmando a relatividade da ciência e a noção de espaço-tempo. A pessoa aprende quando estabelece relações entre novas informações com conhecimentos que possuía e constrói novos significados. Isto ocorre tanto no âmbito de uma disciplina como na integração entre disciplinas.


 ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE 2: (Biblioteca)Projetos de trabalho em sala de aula.

Ler o texto de Maria Elisabette B. B. Prado: Articulando saberes e transformando a prática. P.165 a 169 – Guia do Cursista.
Texto da entrevista de José Manoel Moran “ As Múltiplas formas do aprender” – p. 170 a 173 – Guia do Cursista.Texto Pedagogias de projetos: fundamentos e implicações de Maria Elisabeth B. B. Prado – p. 187 a 192 – Guia do cursista.


Currículo e ensino

Currículo e ensino não são sinônimos, embora sejam conceitos inter-relacionados. A elaboração de um currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem. O currículo tem sido orientado à transmissão de conhecimentos socialmente válidos e resultante de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados. No entanto, o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.

Orientação didática:

Elaborar um plano de aula para o desenvolvimento de projetos de trabalho com o uso de tecnologias. Em seu plano de aula privilegie estratégias em que os alunos sejam os atores principais, propondo pesquisas e debates, para que ocorra construção, colaboração entre colegas, registros e divulgação dos novos conhecimentos. Deve-se dar preferência a projetos que propiciem:
a) o desenvolvimento da competência leitora e escritora;
b) projetos temáticos transversais;
c) projetos que surjam de questões ou curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado tema de impacto social, na melhoria da própria escola, ou da comunidade em que vivem.
d) Inclua em suas estratégias recursos multimídia e de interação. Mas lembre-se que a aula não deve ser simplesmente sobre o uso desses recursos, e sim, propor o uso das TICs de forma integrada ao currículo e para enriquecer a dinâmica de trabalho dos alunos. Exemplos:
• Vídeos, animações/simulações, áudios, imagens, experimentos e outros - inseridos do portal ou links externos.
• Blogs - para divulgar as aprendizagens e promover a comunicação entre alunos e pessoas de diferentes localidades.
• Google docs, wiki ou outro editor - para produção colaborativa entre os alunos.
• Softwares educacionais - para criação de jogos, experimentações e outros.
e) Elaborar o plano de aula conforme roteiro disponível no Portal do Professor (modelo disponibilizado pelo formador).

Este plano poderá ser elaborado individualmente ou em grupos de professores de uma mesma escola. Antes de elaborar o plano, vamos explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola, a fim de reconhecermos as potencialidades dos recursos pedagógicos que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens.

 ATIVIDADE 3- Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo – Biblioteca

Leitura obrigatória dos textos :
• Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008.P. 183 a 186
• Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações PRADO, M. E. B. B.In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação. Brasília, DF:SEED/MEC, 2005. P.187 a 192

Relembremos o que Paulo Freire deixou registrado em inúmeras palestras: “Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir”. Diante das idéias de Freire de revalorização da escola e exortação à mudança, das experiências analisadas nas atividades anteriores e de artigos que trazem importantes referências teóricas sobre o tema “ Currículo, projetos e tecnologias “, vamos pensar sobre as seguintes questões:

_ O que é currículo?
_ Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
_ Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
_ Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Orientação didática:
1. Ler os textos citados acima e disponíveis no Guia do cursista
2. Refletir sobre as idéias principais e responder as questões acima.
3. Produzir um texto, de no mínimo uma lauda e salvar o documento atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ_3_seunome
5. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Conceitos_Curriculo e TIC”.

 ATIVIDADE 4: Compartilhando experiências ...

Mais uma vez vamos compartilhar e debater nossas experiências com os colegas que utilizam diferentes estratégias para incorporar tecnologias ao currículo. O nosso desejo é de que a interação continue propiciando a criação e a expansão de uma comunidade de aprendizagem também por meio do Portal do Professor.

a) Para dar início a este novo momento, convidamos a todos a dialogar com o texto intitulado "A Tecnologia é uma estratégia" de autoria de Bento Duarte da Silva da Universidade de Minho, Portugal e, em seguida, analisar e debater suas contribuições com os colegas. O texto encontra-se disponível no guia do cursista p. 193 a 208. As suas contribuições, baseadas neste texto, devem ser postadas no fórum “A Tecnologia é uma estratégia?”
b) "AGUARDEM ORIENTAÇÕES”


Desejamos a todos(as) que novos diálogos com outros autores venham a acontecer, bem como experiências inovadoras venham a ser compartilhadas nesta rede humana de aprendizagem, em que cada um possa assumir o papel de aprendente e ensinante do outro.



ATÉ BREVE...


A COORDENAÇÃO