UNIDADE 3 COMPLETA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO

DIRETORIA PARA EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CIDADANIA – DEDIC

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO – CTAE

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MARABÁ

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO A APRENDENDO COM AS TIC



UNIDADE 3 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS

Objetivos da unidade:

ü Apresentar algumas possibilidades de exploração de mídias digitais como suporte a atividades pedagógicas assim como apresentar os repositórios de mídia da Internet.

ü Apresentar o portal do professor como ambiente em que podem encontrar sugestões de uso de mídias,debater formas de uso bem como colocar disponível para terceiros as experiências que vierem a desenvolver.

ü Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens).

Objetivos de aprendizagem:

Espera-se que ao fim desta unidade os cursistas sejam capazes de:

ü Planejar aulas e atividades escolares que incluam o uso de material digital em mídias diversas.

ü Criar produtos digitais que incluam alguns outros meios além do textual.

ü Propor atividades em que os alunos criem produtos mesclando mídias diversas.

ü Conhecer parte do que têm disponível em meios além do exclusivamente textual em repositórios da Internet e nos computadores de suas escolas e saber como acessá-los, em particular os oferecidos pelo MEC e pelos sistemas públicos da região em que atua

ü Buscar no Portal do Professor sugestões de uso de produtos em multimeios.

LEITURAS PARA ESTA UNIDADE:

*Entrevista com Lucas Ciavatta – p. 119 a 121

O Mito da Telinha – ou o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador , Graziela Giusti Pachane – p. 122 a 129

INTRODUÇÃO AO TEMA - PARA CONTEXTUALIZAÇÃO

Convivemos com elementos multimídia faz muito tempo sem termos nos dado conta disso. O que vamos tratar nesta unidade é como essa profusão de formas de comunicaçãopode tomar parte em nosso trabalho na escola. Será que ajudam? Será que atrapalham?Como devemos usar essas coisas? Devemos lançar mão de produtos prontos para ilustrar os conceitos ou será que devemos aprender e ensinar a produzir com esses meios na escola? O convite a ser feito é este : vamos explorar, analisar e experimentar algumas possibilidades de incorporar esses meios ao trabalho pedagógico?



SUGESTÃO PARA O INÍCIO DO ENCONTRO (opcional)

*1. Assistir ao vídeo: “Os passos” com os cursistas e discutir a partir dos pontos levantados.

( ATENÇÃO P/ O FORMADOR)

VEJA O VIDEO , LEIA O TEXTO ANTERIORMENTE ( A ENTREVISTA COM CIAVATTA) E EXTRAIA DELES OS PONTOS QUE VC GOSTARIA DE LEVANTAR. A PROPOSTA AQUI É PARA SER UM MOMENTO DE ABERTURA DE UNIDADE, POR ISSO A FALA É SUA. NÃO É NECESSÁRIO QUE OS ALUNOS LEIAM O TEXTO, MAS QUE DEPOIS DE ASSISTIREM AO VÍDEO E COM AS INFORMAÇÕES QUE VC IRÁ REPASSAR A ELES, ALGUNS PONTOS POSSAM SER RAPIDAMENTE DEBATIDOS E COMPREENDIDOS POR ELES. POR EXEMPLO, ESSES SÃO ALGUNS PONTOS SUGERIDOS PELO MATERIAL COMO PROVOCAÇÃO INICIAL:

Você imagina uma música que seja tocada com o corpo humano? Bem, agora imagine uma música que, para ser tocada, precise do corpo humano em movimento. Agora pense emcomo seria uma música que para ser tocada precise de muitos corpos em movimento. Sim, sim,só os corpos, os únicos instrumentos são corpos em movimento. Mas é de música que estamos falando, portanto não podem ser corpos em qualquer movimento, precisam ser movimentos coordenados, um trabalho... E DEPOIS DE ASSISTIR AO VÍDEO: Repare que este é uma obra que, aparentemente, não lança mão de qualquer tecnologia em sua execução. Imagine (e dá-lhe imaginação) agora como foi escrita a partitura desta obra que não usa qualquer instrumento em sua execução além de corpos em movimento. Consegue imaginar? Pois, a partitura foi escrita em um editor de apresentações. Ela está aqui para você ver e conhecer como um músico pode conceber e comunicar (para seus instrumentistas, os saltadores no tempo) sua composição com suporte em tecnologia digital.

Será que esta obra seria o que é se fosse escrita em algum outro meio que não esse?”

VC PODE SUSCITAR OUTROS ANGULOS PARA ESTA DISCUSSÃO.

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE 1 : HIPERMÍDIA E MULTIMÍDIA

Trabalhamos com Internet e hipertextos na unidade anterior. Mencionamos o conceito de hipermídia e multimídia. Este último já em moda em muitos ambientes faz algum tempo pois não é de hoje que produtos de naturezas diversas, desde peças de teatro e shows a revistas e enciclopédias trazem apelos lançando mão deste conceito: “você não pode perder o espetáculo multimídia de fulano de tal!” ou “Enciclopédia multimídia, seus filhos precisam”. São referências ao fato de que esses produtos incluem, ao mesmo tempo, imagens, projeções, animações, gravações de áudio etc. Faça suas próprias descobertas , pesquise, aprofunde-se nestes conceitos e depois elabore um texto diferenciando multimídia de hipermídia e poste sua contribuição no FÓRUM. Ao postar seus conceitos, não se esqueça de citar a fonte consultada.Lembre-se também de que o FORUM não é só um espaço para depositar material, mas sim para DISCUSSÃO do material nele publicado. Por isso, INTERAJA, CONTRIBUA com seus colegas.

v ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE 2: CONHECENDO REPOSITÓRIOS DE MATERIAL DIGITAL - NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS


Esta atividade inclui um passeio pelos portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br navegue pelas diferentes áreas e também pelo “Espaço da aula” ali há sugestões de como criar aulas explorando material digital.Vá ao link “Recursos educacionais” escolha as categorias que mais interessam a você. Escolha alguns vídeos e animações para assistir, e escute alguns dos arquivos de áudio. Depois de conhecer o que há no Portal do Professor, sugerimos que explore outros materiais como:

Rived: http://rived.proinfo.mec.gov.br
Domínio Público:
http://dominiopublico.gov.br

Porta curtas (http://portacurtas.com.br/index.asp
Verifique também o kit TV Escola com dvd's que existe na sua escola.

Depois desde passeio, crie um documento no editor de texto propondo SUGESTÕES de como utilizar multimídia e hipermídia em suas aulas. Poste no FÓRUM . Vale relembrar: FORUM não é só um espaço para depositar material, mas sim para DISCUSSÃO do material nele publicado. Por isso, INTERAJA, CONTRIBUA com seus colegas.

v ATIVIDADE 3: APRESENTAÇÃO EM HIPERMÍDIA COM ESBOÇO DE ATIVIDADE A SER TRABALHADA EM SALA DE AULA UTILIZANDO UM DOS PRODUTOS QUE ENCONTROU.

Na semana anterior foram visitados alguns repositórios de produtos multimídia. E você já até fez uma breve sugestão de como utilizá-los. Agora vamos planejar seu uso em sala de aula. A proposta inicial é que cada cursista prepare uma breve apresentação em hipermídia ( ao clicar em um texto ou imagem, a apresentação salte para outra em que haja outro texto e/ou outras imagens, som - caso seja possível - e vídeos - google vídeos, youtube) com 4 ou mais slides utilizando o BrOffice.org Impress (se você tem software livre instalado em sua escola) ou o Power Point (se você utiliza o Office da MicroSoft) sugerindo um uso possível para um dos produtos que analisou. Esta apresentação será usada para mostrar e debater com um ou dois colegas um esboço de atividade prática que tenha lhe ocorrido ao navegar pelos sites nas semanas anteriores.

v PROCEDIMENTOS:

1.Crie uma apresentação com o título “Proposta de atividade, esboço inicial”.

2. No primeiro Slide, coloque um título (pode ser provisório) para a atividade que vai propor. Pode ser baseado no produto em mídia digital que escolheu utilizar.

3. Em um segundo slide cite o(s) produto(s) em mídia digital que vai utilizar e, a seguir, os outros recursos materiais que podem ser necessários. Não se esqueça de citar onde se encontra(m) o(s) recurso(s) digital (ais) que escolheu.

5. No terceiro slide faça uma breve (brevíssima, é só para lançar a idéia) descrição da atividade que imaginou. Não deixe de incluir a série ou séries para as quais pode ser proposta a atividade. Junto, faça referência ao que espera que os alunos aprendam com ela. Se ajudar, pode citar os componentes curriculares envolvidos e competências que deve desenvolver. Lembre-se, este é um produto em tópicos, rápido. Apenas cite os requisitos que te parecerem mais importantes.

6. No último slide insira o produto em mídia digital que pretende usar.

7. Postar essa apresentação na BIBLIOTECA – material do aluno – no tema “Esboço de Produto hipermídia” subtema: atividade 3. Não se esqueça de nomear o arquivo corretamente: MariaJ-unid3-ativ3


v DICAS PARA O CURSISTA:

No Linux Educacional, você encontra o editor de apresentações no Menu Inciar

Ferramentas de Produtividade - Apresentação eletrônica (BrOffice.orgImpress).

No material didático do curso “Introdução à Educação Digital”, nas páginas 186 a 210 há uma orientação passo a passo e bem ilustrada de como funciona o Editor de Apresentações do BrOffice.org que é usado no Linux Educacional.

v REFLITA:

Uma apresentação eletrônica é um produto em que colocamos só o essencial do que estamos trabalhando. É um espaço de síntese e, por isso, contribui para desenvolvimento desta capacidade por quem o usa. Ao criar a apresentação, na medida em que ela vai sendo desenvolvida, vai-se compreendendo cada vez melhor o que se pretende apresentar. Por isso muito do que se escreve ali em um primeiro momento, é provisório, especialmente o título inicial. Depois, com a apresentação quase pronta, volta-se a ele e dá-se forma final. Esta é uma das características importantes de um programa de criação de apresentações para a educação. Por isso mais do que colocar os alunos a assistir apresentações prontas, interessa levá-los a produzir as suas. Para isso o professor também tem que ter experimentado criá-las ou recriá-las.Quando assistem a uma apresentação, entendem (se tanto) o que seu criador pensou e como pensou. Quando criam as suas, pensam por si e constroem a sua própria compreensão do tema tratado, constroem seu conhecimento. E o fazem em interação com outros na medida em que incorporam produções de terceiros (imagens, sons, textos etc). Aqui, mais uma vez, usar o que os outros fizeram dentro de uma síntese sua, é uma forma de aprender em interação com a produção intelectual do outros, diferente da cópia cega, automática sem reflexão nem análise crítica.

v DICAS PARA O CURSISTA:

Lembre-se dos perigos que corre ao produzir usando tecnologia digital. Salve já no início o seu trabalho para não correr riscos como falta de luz ou a distração de “uma clicada no botão errado” que fecha o trabalho sem salvar nada. Esta é uma prática importante para quem quer ter uma boa convivência com computadores: salvar freqüentemente o trabalho que estiver produzindo.

v Dica 1:

Para colocar na apresentação use o menu “Inserir”. Lá você encontra as opções para inserir figuras, filmes e sons.

v Dica 2:

Para inserir um objeto digital (filme, imagem som..) em sua apresentação é preciso que ele esteja em seu computador. Se o objeto que você escolheu foi encontrado na internet, será preciso “baixá-lo” (download, em inglês) e salvá-lo em seu computador. Nem sempre isso é possível. Se não souber como fazê-lo, não perca tempo com isso neste momento. Coloque um link para o objeto ou para a página em que ele se encontra e pergunte depois ao formador se aquele tipo de objeto pode ser baixado e como. Quase todo o material que você encontra nos sites do MEC podem ser trazidos (baixados) para seu computador. Já os vídeos do Porta Curtas, do Youtube e do Google Vídeos, não. Sempre há como fazê-lo, não há tranca que não seja aberta por quem tenta muito, mas esses sites foram criados para que o material seja visto lá preservando o direito de propriedade de seus autores. Um direito que está sendo amplamente discutido a partir das possibilidades de cópia e transferência que as mídias digitais oferecem. “Baixar” é o termo que usamos para referir-se à ação de copiar um objeto que está na Internet para o computador em que estamos trabalhando. Você vai encontrar muito essas duas expressões ao procurar coisas pela Internet.

v PARA APRECIAR:

Assista aos dois vídeos que se encontram no CD “Negros no Porão” e “Pau-Brasil”. São bem curtinhos e podem trazer boas idéias. Essas duas peças foram concebidas e criadas pelo Videomaker Fernando Mozart para serem exibidas nos intervalos da programação da TV Educativa. Veja que, sem ser didático no sentido tradicional, cada um dos dois ensina na medida em que traz um olhar interessante sobre um ponto da história brasileira. Em “Negros no Porão” o autor aponta para a ligação entre a escravidão e o tráfico de seres humanos da África para o Brasil em séculos passados e um aspecto que resultou dessa imigração na criação de parte da genialidade deste povo. Neste vídeo ele faz interferências em uma gravura famosa de Rugendas,“Negros no Porão” (1840), e o mescla com imagem ainda mais famosa, do Pelé fazendo uma bicicleta. A interferência que faz na imagem, animando-o e trazendo para uma imagem de nossos dias, faz da peça, uma aula de história sobre a formação de nossa cultura. No outro, “Pau-Brasil”, com a animação feita sobre a pintura de Cândido Portinari,Fernando nos alerta para onde leva o processo de desmatamento. Diz de forma pictórica que o preço pelo desmatamento pagaremos nós mesmos; primeiro se vão as árvores e depois os humanos.Mas o que nos interessa principalmente aqui é o trabalho de interferência concebido pelo Fernando e realizado pelos animadores Henrique Olifier (Pau-Brasil) e a dupla Mauro Heitor e Marcelo Ferreira (Negros no Porão). Veja que eles não se limitam a mostrar uma imagem e falar dela, eles fazem interferências nas imagens, modificam-nas de forma a oferecer outra leitura. Este é um tipo de atividade que podemos levar para nossas escolas com os recursos disponíveis nos laboratórios de informática. Muito mais rico do que apenas apresentar produtos já existentes (vídeos, imagens, textos), é interferir sobre eles, modificá-los, produzir novos objetos digitais que reflitam a visão e a compreensão a que chegam os alunos. Fica aqui como sugestão para incrementar as atividades que vocês vão planejar para serem realizadas com suas turmas.

v IDÉIAS PARA A CONTINUAÇÃO DA UNIDADE:

Podemos fazer algumas outras sugestões de atividades, que se não forem usadas agora, podem ser pensadas para próximas oportunidades.

Propor uma atividade de intervenção em imagens. O editor de imagens que traz o Linux Educacional é BrOffice.org Draw, similar ao Corel Draw (trabalha com imagem vetorial).Pode-se sugerir que usem esse programa para fazer intervenções em imagens que consigam com outros meios.Se na escola houver webcam ou se tiverem câmera fotográfica digital podem trabalhar com animação quadro a quadro. Podem também fazer “carógrafos” (tabela com nomes e fotos dos alunos). Para isso podem usar o Impress mas será mais interessante se usarem um programa para isso. O MUAN está disponível. Se conseguirem câmera fotográfica digital (de celular funciona) podem trabalhar com registro do que é o entorno da escola e que intervenções podem ser feitas pela escola, pela comunidade e quais podem ser documentadas e demandadas do poder público local.

v ATIVIDADE 4- FÓRUM “ ANALISANDO O ESBOÇO DAS ATIVIDADES SUGERIDAS”.

Participe do debate com os colegas da turma no FÓRUM “ Analisando o esboço das atividades sugeridas”. Para que todos os participantes desta turma possam conhecer o esboço planejado pelos outros e reflita sobre as concepções de ensino e aprendizagem que permeiam o uso pedagógico de objetos em hipermídia.

1. Acesse as produções de 2 ou 3 cursistas na biblioteca em material do aluno “Lista acervo” sobre a atividade 3 - esboço da atividade planejada.

2. Leia atentamente procurando ressaltar pontos importantes .

3. Participe do Fórum: “Analisando o esboço das atividades planejadas”.

4. Contribua com suas reflexões e questionamentos, faça sugestões que possam melhorar ou ampliar a atividade planejada, você também terá mais elementos e idéias para, possivelmente, ampliar a sua, elogie, interfira positivamente no projeto alheio.

IMPORTANTE: O objetivo desta atividade é que de posse dos comentários dos colegas, todos possam reformular seus planejamentos à luz das análises e sugestões dos outros.

v ATIVIDADE 5 : AVALIAÇÃO DE SEU PRÓPRIO PERCURSO

Estamos nos encaminhando para a quarta e última unidade, é importante, neste momento, fazer uma análise do que temos vivenciado até aqui. Se der tempo, ainda poderemos melhorar antes do final do curso. Para isso, faça uma análise de seu percurso de aprendizagem nestas unidades e reflita a respeito das seguintes questões. Elas têm por objetivo apenas orientar suas reflexões, fique à vontade para abordar outras que poderão surgir. Como foi a sua participação nas atividades desenvolvidas em grupo e individualmente? E suas leituras? Foram produtivas? E a participação nos Fóruns, instigou novas descobertas e compreensões? Qual a maior dificuldade que você enfrentou? Você conseguiu superá-la? Como? Senão a superou, o que pretende fazer para que isso ocorra? O que você faria de diferente? Ou o que você gostaria de ter feito e não fez? Por quê? Como foram os encontros presenciais? O que você gostaria de acrescentar a eles? Registre suas respostas na ferramenta INTERAÇÃO > DIÁRIO DE BORDO.