Objetivos da unidade:

  • Apresentar algumas possibilidades de exploração de mídias digitais como suporte a atividades pedagógicas assim como apresentar os repositórios de mídia da Internet.
  • Apresentar o portal do professor como ambiente em que podem encontrar sugestões de uso de mídias,debater formas de uso bem como colocar disponível para terceiros as experiências que vierem a desenvolver.
  • Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens).

Objetivos de aprendizagem:

Espera-se que ao fim desta unidade os cursistas sejam capazes de:

  • Planejar aulas e atividades escolares que incluam o uso de material digital em mídias diversas.
  • Criar produtos digitais que incluam alguns outros meios além do textual.
  • Propor atividades em que os alunos criem produtos mesclando mídias diversas.
  • Conhecer parte do que têm disponível em meios além do exclusivamente textual em repositórios da Internet e nos computadores de suas escolas e saber como acessá-los, em particular os oferecidos pelo MEC e pelos sistemas públicos da região em que atua
  • Buscar no Portal do Professor sugestões de uso de produtos em multimeios.

Distribuição temporal

1º Encontro Presencial

(1 hora)

Apresentação e contextualização do tema.

assistir ao vídeo com o trabalho do Bloco do Passo. Debate inicial: como levar para a escola outras formas de representação que nos permitam fazer oque não fazíamos antes.

1ª Semana

Atividade 1 : Multimídia e Hipermídia
Elabore um texto diferenciando multimídia de hipermídia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia )

( http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_hiperm%C3%ADdia)

e poste em interação FÓRUM.

Atividade 2: Conhecendo repositórios de material digital - Navegando por vídeos e outras mídias

Após navegar nos portais do Professor, no Porta curtas e outros sites interessantes explorando material digital,proponha sugestões de como utilizar multimídia e hipermídia em suas aulas. Poste em interação FÓRUM.


LEITURAS PARA ESTA UNIDADE:

*Entrevista com Lucas Ciavatta – p. 119 a 121

O Mito da Telinha – ou o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador , Graziela Giusti Pachane – p. 122 a 129

Tema 1 : Introdução ao tema Prática pedagógica e mídias digitais


PARA CONTEXTUALIZAÇÃO

Convivemos com elementos multimídia faz muito tempo sem termos nos dado conta disso. O que vamos tratar nesta unidade é como essa profusão de formas de comunicaçãopode tomar parte em nosso trabalho na escola. Será que ajudam? Será que atrapalham?Como devemos usar essas coisas? Devemos lançar mão de produtos prontos para ilustrar os conceitos ou será que devemos aprender e ensinar a produzir com esses meios na escola? O convite a ser feito é este : vamos explorar, analisar e experimentar algumas possibilidades de incorporar esses meios ao trabalho pedagógico?



SUGESTÃO PARA O INÍCIO DO ENCONTRO

*1. Assistir ao vídeo: “Os passos” com os cursistas e discutir a partir dos pontos levantados.

  • ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE 1 : Hipermídia e Multimídia

Trabalhamos com Internet e hipertextos na unidade anterior. Mencionamos oconceito de hipermídia e multimídia. Este último já em moda em muitos ambientes faz algum tempo pois não é de hoje que produtos de naturezas diversas, desde peças de teatro e shows a revistas e enciclopédias trazem apelos lançando mão deste conceito: “você não pode perder o espetáculo multimídia de fulano de tal!” ou “Enciclopédia multimídia, seus filhos precisam”. São referências ao fato de que esses produtos incluem, ao mesmo tempo, imagens, projeções, animações, gravações de áudio etc. Faça suas próprias descobertas , pesquise, aprofunde-se nestes conceitos e depois elabore um texto diferenciando multimídia de hipermídia e poste sua contribuição no FÓRUM. Ao postar seus conceitos, não se esqueça de citar a fonte consultada.

Lembre-se também de que o FORUM não é só um espaço para depositar material, mas sim para DISCUSSÃO do material nele publicado. Por isso, INTERAJA, CONTRIBUA com seus colegas.

  • ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE 2: Conhecendo repositórios de material digital - Navegando por vídeos e outras mídias


Esta atividade inclui um passeio pelos portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br navegue pelas diferentes áreas e também pelo “Espaço da aula” ali há sugestões de como criar aulas explorando material digital.Vá ao link “Recursos educacionais” escolha as categorias que mais interessam a você. Escolha alguns vídeos e animações para assistir, e escute alguns dos arquivos de áudio. Depois de conhecer o que há no Portal do Professor, sugerimos que explore outros materiais como:

Rived: http://rived.proinfo.mec.gov.br
Domínio Público:
http://dominiopublico.gov.br

Porta curtas (http://portacurtas.com.br/index.asp
Verifique também o kit TV Escola com dvd's que existe na sua escola.

Depois desde passeio, crie um documento no editor de texto propondo SUGESTÕES de como utilizar multimídia e hipermídia em suas aulas. Poste no FÓRUM . Vale relembrar: FORUM não é só um espaço para depositar material, mas sim para DISCUSSÃO do material nele publicado. Por isso, INTERAJA, CONTRIBUA com seus colegas.

Bom pessoal, por enquanto é só...

As demais atividades desta unidade em breve serão postadas...