ATIVIDADES PARA A UNIDADE 1

UNIDADE 1: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
ContextualizaçãoAtividade 1: Relatar “Quem sou como professor e aprendiz", usando o editor de texto e compartilhar com os colegas. Postar na BIBLIOTECA, em Material do Aluno,Subtema “Quem sou”.Aprendizagem
Atividade 2: Refletir a partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e registrar a própria reflexão no DIÁRIO DE BORDO.A escola diante desse novo panorama na sociedade
Atividade 3: Assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor (contida no próprio cd) sobre Educação e Tecnologia, depois entre no FÓRUM Educação e Tecnologia para registrar sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar as contribuições dos colegas.Tecnologia na escola
Atividade 4: Fazer um levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos como são utilizadas. Registrar as informações e salvar na BIBLIOTECA, em Material do Aluno, Subtema “Tecnologias existentes na escola”. (OBS. Esta atividade deverá ser apresentada no momento presencial em slides)(As Atividades 1, 2 ,3, 4 deverão ser realizadas até 01/09/09)Nosso Próximo encontro presencial será dia 1º de Setembro de 2009 – conforme o local e horário combinados com cada formador

Orientações para as ATIVIDADES 5,6,7 e 8.
Ensinar com as tecnologias e mídias digitais
Atividade 5: Analisar uma sugestão de aula (escolher uma experiência no Portal do Professor) e elaborar um fichamento que deverá ser postado na BIBLIOTECA, em Material do Aluno, Tema: “Experiência sugestões de aula , Subtema “Fichamento”.
Atividade 6: Assistir ao vídeo “Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia”, registrar o papel do professor e sua competência para facilitar a aprendizagem significativa com o uso das TIC fazendo comentário a respeito no DIÁRIO DE BORDO.Uso das tecnologias no trabalho por projeto
Atividade 7: Realizar uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos. Esta pesquisa poderá ser feita via Internet ou contato com professores (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros). Elaborar uma análise sobre os dados pesquisados, usando o editor de textos e salvar na BIBLIOTECA, em Material do Aluno,Tema: “Pesquisa projeto”, Subtema “Trabalho por Projetos”.
Atividade 8: Organizar a apresentação do resultado e da análise da pesquisa utilizando o BrOffice.org Impress ou Power Point (ter cuidado de salvar mudando o filtro para Microsoft Power Point 97/2000/XP - ppt) para criar os slides (2 a 3). Esse documento deverá ser postado na BILIOTECA, em Material do Aluno, Tema: “Divulgando a pesquisa, Subtema “Trabalho por Projetos”. (OBS. Esta atividade deverá ser apresentada no Encontro Presencial)